Ouvir conteudo em formato de audio!
Os equipamentos de combate a incêndio são itens fundamentais para ajudar na prevenção e combate a incêndios.
Estes equipamentos têm como finalidade garantir a segurança e ajudar a salvar vidas. Os extintores de incêndio, mangueiras de incêndio e bombas para hidrantes, são parte de alguns dos equipamentos contra incêndio mais utilizados.
Qualquer tipo de prédio comercial e residencial, além de estabelecimentos que atendam um número considerável de pessoas como boates, restaurantes, lanchonetes, shoppings e inúmeros outros locais, devem ter equipamentos de combate a incêndio.
A não instalação desses equipamentos contra incêndio pode acabar proporcionando sérios prejuízos e ainda colocar muitas vidas em risco.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te falar mais sobre os equipamentos de combate a incêndio. Continue a leitura!
Os principais tipos de equipamentos de combate a incêndio
O extintor de incêndio
O mais acessível, cujo funcionamento é baseado em pressão interna, possui água ou outro componente químico em seu interior.
Os extintores são um dos principais equipamentos para combater um incêndio, já que eles podem acabar com o fogo de maneira rápida. Eles são divididos por classes A, B e C:
- Água pressurizada: usado em incêndios de classe A, causados por materiais sólidos;
- Espuma: usados em incêndios de classe A e B, causados por materiais sólidos e líquidos inflamáveis;
- Pó químico: usado em incêndios de classe A, B, C e D, causados por materiais sólidos, líquidos inflamáveis, equipamentos elétricos e metais pirofóricos, respectivamente;
- Gás carbônico: usado em incêndios de classe B e C, causados por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.
Mangueiras de incêndio
Atualmente, podemos afirmar que existem 5 tipos de mangueiras:
- Tipo I: direcionada aos prédios residenciais;
- Tipo II: direcionadas ao Corpo de Bombeiro, prédios comerciais e indústrias;
- Tipo III: utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, área naval e industrial,
- Tipo IV: resistente a abrasão e superfícies quentes e a tipo;
- Tipo V: resistente a abrasão produtos químicos e superfícies quentes.
As mangueiras são equipamentos de combate a incêndio utilizados, principalmente, nas brigadas de prédios e também pelos bombeiros.
Assim como os extintores, elas são comercializadas em diferentes tamanhos para diferentes tipos de situações.
Mas, de modo geral, as mangueiras possuem um revestimento em poliéster enquanto, o seu interior, recebe um composto de borracha sintética vulcanizada.
Iluminação de emergência
É necessária nos ambientes que possuem a partir de dois pavimentos e grande circulação de pessoas. Esse recurso tem como finalidade o fornecimento constante de iluminação quando em casos de queda de eletricidade e outras circunstâncias.
A iluminação de emergência pode salvar diversas pessoas, já que é o meio que fará enxergar a melhor forma de sair do estabelecimento em chamas. Cada tipo de edificação necessita de uma iluminação personalizada, inserida em pontos estratégicos do local.
Sinalização
É de grande importância, devendo ser instalada nos locais corretos, uma vez que, assim como a iluminação de emergência, serve para auxiliar a saída em casos de acidente.
É de grande importância que as edificações tenham placas e adesivos sinalizadores colocados de forma correta, pois caso haja um acidente, é essa sinalização que vai auxiliar as vítimas a acharem os equipamentos contra incêndio ou a saída do local. Essa sinalização pode salvar diversas vidas.
A importância dos equipamentos de combate a incêndio
Prevenir incêndios é tão importante quanto saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem.
Os equipamentos de combate à incêndio são fundamentais em qualquer ambiente, já que em caso de emergência estão aptos para amenizar estragos e, até mesmo, salvar vidas. É de grande importância que todos saibam como utilizá-los e também conheçam as técnicas para que sua ação seja ágil, correta e eficaz.
Há uma vasta lista de equipamentos, atualmente no mercado. Cada um adequado para um tipo de situação.